?> Português Italiano English

Curso de urbanismo

111124_Papel-de-Parede-Veneza--111124_1024x768

Fundamentos do Urbanismo e Ordenamento do Território

O objetivo geral do curso é fornecer as bases da disciplina, referindo-se principalmente à teoria,às técnicas e instrumentos para o conhecimento,transformação e controle do território e da cidade em modo especifico:

 ·         fornecer os conhecimentos básicos e conceitos chaves da disciplina e da sua evolução;

·         Analisar as técnicas de leitura da cidade e do território (aspectos espaciais, funcionais e organizativos);

·         Estudar os elementos fundamentais do direito urbanístico (normas, competências e instrumentos);

·         aprofundar conteúdos, finalidades e métodos dos principais instrumentos urbanísticos (gerais e atuantes);

 ·         Fornecer os instrumentos e métodos para uma leitura critica do instrumento do plano (da construção da politica ao controle do plano).

CONTEÚDO

Neste curso estudaremos os conteúdos básicos da disciplina urbanística e da planificação, com referencia especifica à evolução disciplinar até a difusão do conceito de “governo do território” e as relativas inovações processuais e instrumentais. Estudaremos em modo particular o complexo da arquitetura institucional e de competência em matéria de planejamento e controle do território e “a caixa de ferramentas” a disposição do politico e do planejador (instrumentos, programas ,etc).

Contemporaneamente, estudaremos os fenômenos urbanos e territoriais com  aprofundamento das técnicas de analise e avaliação.

 Enfim, se analisaram alguns casos de estudo ( planos e projetos urbanísticos) para reconstruir os objetivos políticos, percurso formativo e técnicas.

 

EXERCITAÇÃO PROJETUAL

O curso se completa com um workshop projetual em uma área de grande interesse para a Universidade Roma Tre, o  bairro Ostiense e Marconi, aonde a universidade está se inserindo  (a” universidade na cidade “)

Os participantes, organizados em grupos de trabalho, farão uma proposta de masterplan para a interárea, com atenção especifica aos temas da mobilidade e das infraestruturas, do uso (o reuso) das áreas abandonadas, da valorização da paisagem urbana (arqueologia industrial) e da gestão urbana.

Os trabalhos serão apresentados no formato Powerpoint.