?> Português Italiano English

paisagismo

paesagem-italiana 2

O objetivo deste curso è fornecer aos estudantes os instrumentos básicos para a projetação da paisagem e dos espaços públicos, comparando-se com um contexto urbano já existente, com diretrizes históricas e arqueológicas e com os problemas da cidade contemporânea.

O curso fornecerá elementos técnicos de base das diversas matérias que influenciam a projetação dos espaços públicos e da paisagem. O curso será composto de aulas em classe, visitas em Roma e workshop.

Este projeto se sedimenta em uma área caracterizada por uma forte presença arqueológica (Mura Aureliana - Piramide, Monte dei Cocci).

 

O trabalho consiste na projetação de um parco/percurso de passeio, ao longo da Muralha Histórica que une Monte dei Cocci à Pirâmide.

Nesta área é presente também o cemitério acatólico e alguns exemplos de jardins do inicio dos anos 900(Parco Aventino).

Não é necessário conhecimento especifico de botânica projeto consiste em reinterpretar uma parte da paisagem histórica de Roma, hoje abandonada e se alternará com lições teóricas e ao ar livre, nos lugares a serem analisados.

Além do professor Montuori, arquiteto, professor de projetação arquitetônica e urbana, professor do curso de Master em projetação da paisagem e espaços públicos abertos da Universidade Roma Tre, será presente o arquiteto Riccardo Petrarchi especialista em paisagismo e durante anos consulente da cidade de Roma.

Temas:

 

  • Teoria do espaço publico e da paisagem: interpretações contemporâneas.
  • Fundamentos da arquitetura da paisagem, conhecimentos técnicos de base . 
  • Instrumentos e técnicas de analise  do contexto, morfologia e geomorfologia como dado projetual.
  • Persistências analise das estratificações históricas, leitura morfológica.